Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Dando continuidade sobre a série do Librecad, vamos ver que criar uma planta baixa é bem simples no Librecad. O que , num primeiro momento se pode estranhar, é a forma com que se trabalha no programa, já que é um pouco diferente do Autocad. O Autocad é mais visual (pelo menos a versão 2014/2015 que é a que eu já usei), o Librecad é mais linha de comando mesmo. Sem contar que o Librecad é leve e é livre. Essa é sempre a principal vantagem. Já precisei rascunhar uma planta baixa e pelo fato de estar com a internet ruim ou pelo fato de estar com um computador sem uma placa de vídeo boa, já fiquei sem fazer o meu rascunho (um simples rascunho no Autocad).

Enfim, para continuar neste artigo , você precisará ter em mente o conceito de coordenada absoluta e coordenada relativa que expliquei antes neste post ou, se quiser, pode conferir este vídeo que eu gravei e está no youtube:

  

 

Se inscreva em nosso canal no youtube, para ter acesso a novos vídeos.

Após ter aprendido os conceitos do vídeo acima, fica bem fácil produzir a planta-baixa em Librecad.

Faça o download da planta-baixa já pronta: Clique Aqui!

Especificações de projeto:

Parede externa: 0,20 m
Parede interna: 0,15 m
Boneca: 0,10 m
Portas: 0,9 m porta da cozinha e 0,8 m as demais portas.

Veja os passos:

1 - Ajustar medida e precisão.

No menu, vá em Editar >> Preferências do Desenho Atual.

Na aba Unidades, especifique o Metro como unidade principal do desenho.

3 - Começe a fazer retas

Clique em lines na barra de ferramentas do canto esquerdo, escolha dois pontos e especifique a origem digitando "0,0" no teclado. O programa vai lhe solicitar o segundo ponto para traçar a reta. Usando o conceito de coordenada relativa, digite "@0,5.70" (Sem as aspas, para poder fazer a parede externa da sala e que possui 5,70 metros, conforme planta baixa disponibilizada acima).

Digite agora @8.45,0 para traçar uma reta horizontal e feche o retângulo de paredes externas utilizando o conceito de coordenada relativa (Próximos pontos "@0,-5.70" e "@-8.45,0").

4. Faça as paredes internas

Fazer as paredes internas é muito fácil. Aperte Esc para sair da referência do último ponto traçado.

Conforme conceito de coordenada absoluta vista no vídeo acima, clique em reta, digite "0.20,0.20" (Sem aspas) para especificar o primeiro ponto, após isso, digite "@0,5.30" e comece a fazer as paredes internas da sala.

4 - Usar o comando dividir para fazer as portas.

Você deve ter se perguntado como fazer a abertura da porta. Pois bem, faça a boneca e trace linhas auxiliares como se tivesse desenhando a porta de 0,80 m da sala.

Após fazer isso, delete as linhas auxiliares e use o comando dividir (Parecido com o comando Trim do Autocad), para fazer a abertura da porta.

5 - Usar o arco de três pontos para fazer a porta.

Após a abertura da porta, faça a porta, assim como se faz um retânculo de comprimento 0,80 m e largura de 0,05 m.

Aplique o arco de 3 pontos para simbolizar corretamente a porta.

6 - Faça as janelas utilizando a precisão por interseção

Para fazer as janelas, utilize uma linha auxiliar, e com o auxílio da precisão na interseção, precisão no meio e precisão no centro, faça a sua janela.

Confira o vídeo nosso canal do youtube com alguns trechos dessa nossa explicação (mais vídeos serão postados o mais breve possível aqui):

 

 

Para mais vídeos sobre o LibreCAD, assine nosso canal no Youtube.

 

 

 


Grande Abraço a todos,
Wendel.

{jcomments on}